ETIQUETAS

ACDS - ACONTECEU...- AÉREO - AGRICULTURA - ANO da CRIANÇA - APELIDOS - ARQUITETURA - ARTISTAS - AVENTURA na MADEIRA BACALHAU em ALMADA - BARBEIRO - Batismos BATIZADOS BATIZADOS - BERNARDO FRADE - BOMBEIROS - BOMBEIROS ATIVIDADES - BOMBEIROS NATAL 2010 - BOMBEIROS QUARTEL - CAÇADA - CANJA de CORNOS - CAPEIAS - CAPELAS - CARDEPES - CARNAVAL - CARRO DE VACAS - CARTEIROS - Casamentos CASAMENTOS - CASTANHEIROS - CEGONHAS - CEMITÉRIO - CENTRO PADRE MIGUEL - CHAFARIZES E FONTES - CICLISMO - COMERCIO/EMPRESAS - COMUNHÃO - COMUNHÃO - 1994 CÓNEGO CARVALHO DIAS - CONFRARIAS - CONTRABANDISTAS - CONTRABANDO - CORTEJO DE OFERENDAS - CRISTALINA - CRISTO-REI - CRUZEIROS - DEMOGRAFIA - DIA DO CORPO DE DEUS E DIA DAS COMUNHÕES - DOMINGOS GRENCHO - DR. ARMANDO GONÇALVES - EMIGRANTES em LISBOA - Eng. ENGRÁCIA CARRILHO - ESPÍRITO SANTO - EURICO GOMES - FALECIMENTO - FESTAS 2011 FONTE MESTRE - FORCÃO - FORTE - FRED dos SANTOS - FUNDO LUGAR - FUTEBOL - GLOBAL - IGREJA - INVERNO - IRMÃ ISABEL - JOÃO CARVALHINHO - JOÃO DOS NAMOROS - JOÃO NABAIS - JOSÉ F. FARINHA LAMEIRO DE SOITO - localização - M. J. BARBOSA - MAJOR CARRILHO - MALHA - MANUEL MEIRINHO - MANUEL MONTEIRO - MATANÇA - MENIEGE - MUSEU - NATAL 2012- NATAL- NEVE - ÓBITOS ÓBITOS - PADRE ANTÓNIO - PADRE JOÃO DOMINGOS - PADRE MANUEL - PADRE MÁRIO - PADRE MIGUEL - PANORÂMICAS - PASSEIOS DE MOTAS - PASSOS - PRAÇA - Prof. PERLOIRO Prof. TORMENTA - Prof. TORMENTA - Profissões RANCHO FOLCLÓRICO - RANKING - RELVA - RETIRO - RIBEIRA DA GRANJA - RITO - ROBALBO - RUAS - SANTA INÊS - SANTO AMARO - SANTO ANTÓNIO - SAPATEIRO - SARDINHADA - SENHORA DA GRANJA - Sto AMARO - TI BENEDITA DO LOTO - TI CÉSAR - TI CORDAS - Ti EMÍLIA - TI EUGÉNIO - TI JOÃO DOS FÓIOS - TI LOPES - TI LOTO - Ti MANUEL PECHI - TI PASSABE - TI PIEDADE CARDEPA - TI ZÉ CARVALHO - TONINHO OLIVEIRA - VALE - VISTA AÉREA - ZÉ FERREIRO ZÉ NABEIRO -

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DOMUS MUSEU (CASA MUSEU)

CLICAR NAS FOTOS PARA AMPLIAR

































terça-feira, 27 de abril de 2010

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO SOITO

F O T O S d e 1 1 d e J U L H O d e 2 0 0 9
Entrega da ambulância do INEM aos bombeiros do Soito



























Na última Assembleia Geral, em 13 de Março de 2010,da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Soito(AHBVSoito)ficou acordado iniciar uma recolha de dados, para o subsidio  para a história da AHBVSoito, para apresentar a quando do seu trigésimo aniversário em 2011.
Para aqueles que como eu, não viveram  nem conheceram, os primeiros passos encetados pelos pioneiros e seus directos sucessores, alguns que já não se encontram entre nós e para que estas memórias não se percam e se mantenham vivas e um legado aos vindouros, como são as experiências tão ricas de abnegação, esforço e coragem dos seus fundadores, venho propor a colaboração de todos aqueles que para ela contribuiram directa ou indirectamente, para agrupar documentos e testemunhos das suas vivências.
Infelizmente,depois de uma busca aos Arquivos da Associação, pouco existe  dos primeiros anos da sua existência, por os seus mentores estarem mais preocupados em conseguir a sua implementaçâo e desbravar o futuro, que guardar registos do passado.
Cientes de que da maior parte das efemérides e realizações, só poderá haver informações orais de quem viveu de perto a luta pela sua existência e manutenção, muitas vezes com parcos recursos de toda o ordem,apela-se aos chamados «históricos», que possuam documentação válida ou testemunhal,a facultá-la, nomeadamente  os elementos das primeiras Direcções, com o Sr Manuel Joaquim F. Rito,SrFausto Emidio,Antonio Carvalho Pereira,Jaime Oliveira e tantos outros.
Recentemente foi criado este Blog soitoimagens, que poderá ser veiculo  agregador  de todo o tipo de informações para o fim em vista..
VIva o Soito, as suas instituições e as suas gentes.

O Conselho Fiscal da AHBVSoito

Fabrica Cristalina(Soito)

A fabrica de refrigerantes Cristalina, criada em 1946 no Soito, fechou as suas portas em 1993, há 17 anos.
Nas décadas de 50 a 90, era uma referência no país, possuindo uma rede logística de distribuição das melhores e mais abrangentes e os produtos por ela fabricados e comercializados eram de superior qualidade. Consta que um dos factores que contribuia para isso eram as águas cristalinas do Soito e que até lhe deram o nome.
Pertencia á familia Oliveira, mais conhecida no Soito por «Gaguelhos»
Foram os grandes impulsionadores  da região nesta e noutras áreas.
Nas fotos reconheço João Oliveira, Domingos Oliveira e Antonio Oliveira(Tói)
Tambem reconheço o cónego Carvalho Dias, Pe João Domingos, Pe Antunes Vaz e Prof Diamantino Santos, Dr Armando Gonçalves, Bispo da Guarda e Prof Abadesso.
Os sucessores do Sr João Oliveira , são os responsáveis em Portugal por uma marca de Yogurtes  cuja fábrica se encontra instalada na cidade da Guarda.

SENHORA DA GRANJA(SOITO) fotos de 2006











As freguesias do Soito e Quadrazais, têm duas importantissimas festas religioso-profanas, cada uma com as suas origens e caracteristicas próprias, mas que movimentam centenas e centenas de autenticos romeiros vindos de todo o Portugal e estrangeiro, para assistirem aos festejos. A do Soito festa móvel no domingo de pascoela e a de Quadrazais a 15 de Setembro.Curiosamente qualquer delas não é o santo(a) padroeiro(a).
Relativamente á devoção dos Soitenhos á Senhora da Granja, de que se relatam muitos milagres, o mais conhecido, passou-se nos tempos da Revolução Francesa.
Segundo o livro À Descoberta de Portugal(Edição deSelecções do Reader`s Digest de 1982) «a população do Soito fugia apavorada diante dos invasores. Uma senhora, mãe recente, pressentindo o tropel das tropas, resolveu abandonar o filhito , junto á capela da Senhora dos Prazeres(vulgo da Granja). Passados longos meses regressou á terra, esperando encontrar, ao menos, as ossadas do seu menino.Mas para seu grande espanto e alegria, viu a criança a brincar com umas pedrinhas e tendo ao lado uma bilha de água.Perguntando ao pequenito quem tratava dele, o filho, respondeu com toda a candura, erguendo o dedito na direcção da capela, que éra a Senhora que morava naquela casa. O menino cresceu, foi para a tropa na cidade e de lá enviou um belo manto á Senhora dos Prazeres.O manto já não existe, o menino também não, mas a história(digo lenda) continua a contar-se, para que se não perca a devoção(digo tradição) a tão milagrosa Senhora»
No Cancioneiro do Soito, entre outras cantigas há uma que se refere á Senhora da Granja:
Ó VIRGEM DA GRANJA
QUE LÀ ESTÀS NO ALTINHO
A GUARDAR AS CABRAS
Ò TI LUIS MEIRINHO

segunda-feira, 26 de abril de 2010

domingo, 25 de abril de 2010

IRMÃ ISABEL NABAIS(SOITO)

A Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, a que a irmã Isabel Nabais do Soito pertence, foi fundada em Ciempozuelos(Madrid) em 1881, por Benito Menni,sacerdote italiano da Ordem de S. João de Deus, juntamente com as espanholas Maria Josefa Recio e Maria Augustias Gimenez.A sua razão de ser é o exercício da caridade hospitaleira, cujo simbolo de caridade perfeita é o coração de Jesus, entregando a sua vida á causa dos pobres e doentes, com atenção especial a pessoas com deficiências fisicas e psiquicas, a favor dos mais desfavorecidos e marginalizados.
Encontram-se actualmente em mais de 24 países, espalhados pela América,Àfrica e Àsia, nomeadamente em Moçambique e Angola.
A Casa de Saúde de Idanha , foi fundada em 1894 e é o 1º Centro Assistencial da Congregação em Portugal.
Também a Irmã Lúcia Reduto, natural da Abitureira, freguesia de Vila do Touro, concelho do Sabugal, pertence á mesma Congregação.
Tem 47 anos e é Madre Superiora, há três anos na Casa de Saúde Bento Menni na cidade da Guarda..
Fala-se muito dos padres que são da região, havendo mesmo estatisticas sobre a sua implantação e carestia, esquecendo estas almas de eleição que só são reconhecidas por aqueles que tiveram a dita de privar e beneficiar dos seus nobres serviços.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

IRMÃ ISABEL NABAIS

No dia 17 de Abril, no convento da Idanha, em Belas, das irmãs hospitaleiras, a irmã Isabel Nabais, nascida no Soito, comemorou 50 anos de profissão religiosa.

Ela própria se apresenta e diz o que tem feito


A missa teve como motivo principal a vida da irmã Isabel


Durante a missa, a irmã Isabel renovou os seus votos religiosos.


A família marcou presença em força.


A bonita e simpática médica da irmã Isabel, que já esteve no Soito, fez questão de estar presente


Foi oferecido pelo convento um almoço a todos os presentes.


Estava tudo muito bom



Convivemos


As irmãs dedicaram canções à festejada.


Todos atentos à cantoria


O Quim Chaleco, irmão da Isabel está de boa saude e marcou presença com a mulher


Cantámos o "Viva o Soito"


E os parabéns



E tirámos fotos de (quase) todos
(clic na foto, para ampliar)






>












Bonita festa, bonito convívio, com gente amiga e à roda duma personalidade fantástica do Soito.